Deu ruim na obra?

Saiba como evitar erros de andamento na obra.

Erros são inevitáveis, por maior que seja o controle! Devemos ter a consciência de que é preciso tentar mantê-los próximo de zero e depois de acontecerem serem bem resolvidos.

O pilar central de qualquer construção ou reforma é sempre o projeto executivo.

Ele é composto de plantas, cortes, detalhes completos, imagens em 3D, especificações e todas as informações necessárias para orçamento, para a execução de projetos correlatos como instalações, para a contratação de mão-de-obra e propriamente a execução ou materialização do que foi projetado na obra.

Algumas folhas do projeto executivo, com todas as informações necessárias para o bom andamento Sá obra.

Com todos os cuidados e cronograma definido, ou seja prazos definidos, tudo calculado em quantidades e andamento, neste projeto executivo que é a nossa base de dados.

As compras devem ser programadas, mão-de-obra escolhida de acordo com o tipo de trabalho a ser feito e tipo de acabamento desejado, sintonizados de acordo com a expertise de cada fornecedor.

Instalação de espelho com iluminação back-light.

O andamento deve ser cautelosamente acompanhado, porém ainda assim tem uma verdade operante em toda em toda atividade complexa, como uma obra, mesmo cuidando de tudo nos mínimos detalhes, algo ainda pode dar errado!

Nada como uma boa estória para contar

O casal de clientes nos procurou, seu apartamento mesmo sendo novo e recém entregue, precisava de troca de revestimentos, por não estar de acordo com as expectativas deles, também havia necessidade de soluções para passagem de infra estrutura de ar condicionado, as soluções para a melhor ocupação do espaço com os móveis, alguns já existentes e outros a serem feitos para alcançar a ambientação adequada ao perfil dos ocupantes.

Hora de mãos a obra e projetar!

Muito bem, o estudo preliminar pronto, foi apresentado, aprovado, o projeto executivo foi feitora sequência e orçamentos solicitados.

Iniciamos a obra pela remoção de pisos e revestimentos, as compras de revestimentos já estavam programadas para entrega, pois seriam os primeiros a serem instalados.

Tudo seguindo seu curso, o material de revestimento chegou o início do assentamento está organizado para o dia seguinte.

O material escolhido foi um belo porcelanato claro para os banheiros com outro porcelanato amadeirado como detalhe.

Para a cozinha o porcelanato branco.

Mas quem diria, problema já estava no local

O material estava entregue na obra, as caixas foram conferidas externamente e seus códigos de etiqueta demonstravam que estava tudo certo.

O assentamento já estava adiantado pois um dos banheiros já estava quase pronto, ao buscar mais material, o assentador descobriu uma cor mais clara dentro do lote de caixas de porcelanato dos banheiros. 

A etiqueta estava certa e o produto dentro da caixa estava errado

Surgiu a dúvida imediata, qual das duas é a cor certa? A etiqueta de identificação do produto posta pela fábrica era exatamente igual em todas as caixas e  as cores do material diferentes.

O tamanho da dor de cabeça 

Este único problema fez uma cascata de eventos que comprometeram o tempo previsto, deixaram a mão-de-obra parada, pois a solução passa por uma abertura de reclamação na fábrica do revestimento e para o recebimento do revestimento correto mais 30 dias.

Este período de espera tornou-se algo muito difícil, dada a sequência de eventos, reflexos negativos da espera e tudo que estava perfeitamente previsto, passou a estar em uma situação de imprevisibilidade.

Na análise de cada item, como seria possível resolver cada empecilho criado pelo imprevisto, muitas vezes é como uma queda de dominó, uma peça derruba muitas peças que vão impactar muita coisa pela frente.

Como foi resolvido

Em primeiro lugar foi o contato com a fábrica via revenda, solicitamos a troca, porém parte de um banheiro já estava assentado.

Este foi um problema que demandou uma estratégia, visto que as escolhas de acabamento tinham um propósito que era dar amplitude ao espaço pequeno e trazer mais luz para dentro.

O material assentado era um pouco mais escuro e fazia uma diferença em relação a luz e percepção do espaço.

A minha estratégia foi ampliar o espelho e usar o tampo do lavatório em cor ainda mais clara.

Com esta mudança aprovada pelo cliente, demos continuidade e isto minimizou a perda de tempo que já estava ocorrendo.

Ai veio outra má notícia, a reposição iria demorar 120 dias! 

O casal precisava mudar pois o outro imóvel em que estavam já havia sido alugado.

Ainda bem que estava com tudo sob controle graças a boas decisões de projeto e busca pelos objetivos de buscar a máxima qualidade dos ambientes.

Como o cliente ficou nesta estória 

O cliente ficou feliz, pois seu projeto foi materializado com parte do material diferente da escolha original, mas não houve perda pois o objetivo de projeto foi mantido. Entre outras vantagens de um projeto, está ai mais uma. Ele é a garantia de acerto mesmo se houver algo dando errado pois direciona tudo rumo aos objetivos e problemas a serem resolvidos.

Projeto de iluminação em andamento.

O material iria demorar mas o cliente seria reembolsado pelo erro da fabrica.

Não houve prejuízo, não houve atraso significativo, não houve perda de qualidade do projeto para materialidade.

O berço bicama do bebê ja estava entregue também>

Para se evitar erros e prejuízos é necessário ter um bom projeto com foco em todas as necessidades do cliente. Estar assessorada por profissional com experiência para poder ter as melhores, mais rápidas e eficientes soluções.

Depois deste contratempo que poderia ter dado muitos maus frutos, mas felizmente dado o grau de controle e previsibilidade via bom projeto e estratégias aplicadas, deu tudo certo os serviços seguiram o seu curso, no cronograma, no prazo, sem surpresas desagradáveis no orçamento. Vieram as outras etapas como infra estrutura para ar condicionado, gesso, pintura, marcenaria, acabamentos de pintura, iluminação, até a conclusão com êxito!

Obrigada por estar presente! Espero que tenha gostado. Deixe seu comentário pois e muito importante e não esqueça de compartilhar.

Autor: alldesignrp

https://www.alldesignrp.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s